quinta-feira, 31 de maio de 2007

CONTANDO HISTÓRIA



Nossa Escola Presidente Roosevelt


A Escola Estadual Presidente Roosevelt está localizada na Rua Edgar Dantas, 07, no centro de Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Foi fundada em 1945 a partir da necessidade de atender aos filhos dos civis em sua base de educação, os quais se estabeleceram na referida cidade, por ocasião da construção de uma Base Militar Aeronáutica. O projeto educacional foi viabilizado pelo então Professor Homero de Oliveira Dantas (1919-1993), ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), porém, não chegou a ir para a Guerra na Itália. Inicialmente utilizou o espaço de sua residência no antigo Bairro do Carrasco, atual Boa Esperança, às margens da linha férrea. Depois foi utilizada uma casa de aluguel, de propriedade do comerciante Severino Nunes, na Av. Everaldo Breves, 86 (em frente à atual Praça João de Deus, Centro, tendo o apoio de Josafá Sisino Machado. Com o crescente número de habitantes, foi necessária a construção de um Estabelecimento Escolar para atender a demanda estudantil, o que ocorreu em 1952 sob a administração do então Governador Silvio Piza Pedroza. As primeiras professoras que trabalharam com o professor Homero foram Nizia Pereira Lima Machado e Francisca Bezerra de Souza(Francisca Canuto). A construção do “Grupo Escolar Presidente Roosevelt” foi concluída em 1952, com base no seguinte Decreto-Lei:
Diário Oficial nº 417 de A República – 5ª feira, 12/07/1945
Decreto-Lei nº 388, de 11 de julho de 1945.
Em 14 de julho de 1980, a Escola Estadual Presidente Roosevelt foi oficializada como Estabelecimento Escolar do Ensino de 1º Grau, sob o Decreto da Lei Complementar de nº 20, de 17.10.79, Art. 1º, tendo em vista constado no processo nº 014879/80 – SEC, na administração do Sr. Governador Geraldo José de Melo.
Durante sua existência, foram vários os gestores que colaboraram com o crescimento desta Escola, a saber: Homero de Oliveira Dantas, D. Alzira (?), Francisca Bezerra de Souza, Alzelina de Sena Valença, Maria José, Marly de Oliveira Santana, Nicéia Pereira, Ivonise Teixeira, Alexandre Padilha, Eliane Cortez, Maria de Lourdes da Silva e Vanda Maria Pereira da Silva (atual), os quais deixaram suas marcas na História deste avultado Estabelecimento de Ensino.
Sendo a Cidade de Parnamirim, um centro urbano em crescente desenvolvimento, deu-se a necessidade de qualificar seu corpo discente a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho. Daí mais uma vez a Escola supra citada teve seu grau de ensino alterado. Em 16 de fevereiro de 1995, sob o Decreto-Lei Nº 12.517/95, Art. 1º, constado no processo n° 20.832/94 – SEC, a Escola Estadual Presidente Roosevelt foi transformada em Estabelecimento de Ensino de 1º e 2º Graus, e em 12 de Abril de 1996, sob Portaria nº 169/96 – SECD/GS, passou a funcionar como Estabelecimento de Ensino de 1º e 2º Graus com habilitação de Auxiliar de Secretário Executivo.
Atualmente, a Escola Estadual Presidente Roosevelt conta com 2.014(dois mil e catorze) alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Em seu quadro de funcionários, constam: uma equipe gestora administrativa com uma diretora, uma vice-diretora, e uma coordenadora financeira; uma equipe pedagógica com uma coordenadora pedagógica, seis supervisores e três inspetores; um corpo docente com 56(cinqüenta e seis) professores com disciplinas específicas, cinco professores-regentes de biblioteca, três professores-suporte do Laboratório de Informática e três professores-regentes da Sala de Vídeo. Seu quadro burocrático, constitui de 14 secretárias,uma secretária-geral, e em seu quadro de Auxiliares de Serviços Gerais 13(treze) funcionários.
Desde a sua fundação a Escola Estadual Presidente Roosevelt vem passando por diversas pequenas reformas em sua estrutura com o objetivo de atender às necessidades pedagógicas em seu progresso, e atualmente constitui a seguinte estrutura física: 14(catorze) salas de aula, 1(um) Salão Nobre(que funciona também como sala de vídeo), uma biblioteca, uma sala de Apoio Pedagógico – que atende aos portadores de necessidades especiais), uma cozinha, três banheiros, uma praça(pátio externo), um pátio interno, uma sala de professores, uma sala de diretores, um laboratório de informática, uma rádio e uma quadra de esportes.
A base normativo-disciplinar da Escola Estadual Presidente Roosevelt norteia-se na LDB e no Regimento Escolar Interno elaborado em 30 de abril de 2002 na gestão da então diretora Maria de Lourdes da Silva e aprovado em 22 de outubro de 2002 pela Subcoordenadoria de Inspeção Escolar do SECD/RN, sob o parecer 223/2002.
Um dos marcos históricos da Educação do RN foi a aprovação e viabilização do processo de Gestão Democrática. Assim sendo e para cumprir a lei, este Estabelecimento de Ensino viabilizou este processo em 04 de novembro de 2005, e com 98%(noventa e oito por cento) foi eleita a então diretora Vanda Maria Pereira da Silva, vice-diretora Ana Maria Pereira de Macedo, Coordenadora Pedagógica Maria de Lourdes Ferreira Araújo e a Coordenadora Financeira Suely Batista de Santana.
Também constitui a representação discente o Grêmio Estudantil Emmanuel Bezerra, composto por 20(vinte) estudantes, pertencentes aos turnos matutino, vespertino e noturno, cujo diretor é o estudante Anderson Quirino O. de Lima. O grêmio viabiliza diversos projetos culturais na escola, dentre os quais: a formação de grupos de dança, teatro e música; bem como o gerenciamento de Rádio-Escola e do Jornal-Mural.

2 comentários:

Netsuz disse...

Falar da Escola Presidente Roosevelt é rememorar a história de Parnamirim. Apesar de não ser parnamirinense de nascimento, sou de coração. Amo esta cidade e me interesso por tudo que diz respeito a ela. Inserida no campo da educação desta escola, enfatizo o excelente trabalho que todos os educadores fazem, não levando em conta os problemas que permeiam nesse setor; e isto é o que faz a diferença de fazer parte da Família Roosevelt; é um prazer!
Professora Suzana Teixeira

GEOTRILHAS disse...

Quero agradecer aos mantenedores deste espaço, por disponibilizar a história deste importante estabelecimento de ensino da nossa querida Parnamirim. Para mim foi uma honra de poder compor o quadro docente desta escola no ano de 2009, e de também fazer parte desta história.
A toda a comunidade da E. E. Presidente Roosevelt, aquele abraço carinhoso.
Prof. Estagiário Lázaro Freire